BEM VINDO AO MUNDO DE JAQUE

Oiiiii, a ideia deste espaço é divulgar meus trabalhos com artesanatos, alguns eu faço para venda e, a maioria são para a minha casa ou presentear amigos e familiares. Além de artesanato, exponho textos escritos por mim e textos que acrescentam algo de bom na minha vida e repasso a vocês. Também há lugar para fotos de pessoas, coisas e lugares que amo entre tantas outras coisas que me fazem bem e que desejo que façam bem para quem vier visitar.





O lema "FAÇA E FALE O BEM" é para ser levado ao pé da letra. Por inúmeras vezes estamos em contato com notícias e acontecimentos ruins, mesmo só praticando coisas boas. Então, porque não divulgar essas notícias, acontecimentos e atitudes positivas? Acredito sinceramente que a palavra tem poder, logo, quanto mais fazemos e falamos sobre coisas que nos fazem felizes, que transformam a vida das pessoas e ajudam o próximo, melhor o mundo ficará!





Espero que gostem e contem sempre comigo. PAZ, PAZ, PAZ!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

KIT MANICURE É IGUAL A ESCOVA DE DENTES: CADA UM TEM A SUA

Hoje quero dar dicas e tirar dúvidas sobre os materiais usados para fazer as unhas. O básico do básico são 3 utensílios: o alicate, a espátula e o palito.

ALICATE:



Existem vários modelos e de diversos materiais, coloridos, com strass, dourado, com cabo em plástico e assim por diante. Qualquer um pode ser muito bom ou muito ruim, depende unicamente da lâmina estar bem afiada ou não, geralmente quando comprados, não estão afiados. Daí é um outro trabalho encontrar um bom afiador que deixe o alicate em condições de uso, sem uma ponta muito afiada e sem "dentes" para não machucar a cutícula. O alicate é usado justamente para tirar o excesso de cutículas e pele em torno da unha. Importante ter cuidado em limpar com álcool ou a própria acetona, quando for retirar cutícula acumulada na lâmina NUNCA passá-la em tecido, sempre passar ao contrário, a parte que não tem lâmina passar no algodão ou tecido, assim não se perde o fio tão rápido. Para quem faz as unhas em média 1 vez por semana, pode afiar o alicate a cada 3 meses. Procurar guardar o alicate com uma ponteira, alguns modelos já vem com capa, se o seu não tem, pode fazer uma com um pedacinho de cano flexível, igual a da mangueirinha do chuveiro.

ESPÁTULA:




Essa ferramenta serve para afastar a cutícula. Esse modelo da foto é o meu preferido, mas existem outras opções no mercado. A parte toda arredondada é usada para empurrar a cutícula para a base unha e a outra extremidade que é semi arredondada serve para empurrar os cantos da unha. Esse utensílio sendo bem usado facilita muito na retirada da cutícula, muitas vezes ele mesmo retira a pele sem o uso do alicate. Na hora de guardar procure limpar com álcool ou acetona e evite deixá-lo cair no chão para não amassar o metal e arranhar a unha numa próxima usada.

PALITO:



Esse utensílio como os outros, também possui vários modelos e materiais, eu uso sempre o de metal. Ele serve para dar o acabamento na unha, após passar o esmalte nós usamos o palito para contornar a unha retirando o excesso de esmalte e diminuindo muito o uso de acetona no acabamento. Uma unha bem feita é caracterizada quando passamos o palito livremente na base da unha, sem trancar, quando tranca é sinal que ficou um pouco de cutícula. Usamos o palito na primeira e na segunda camada de esmalte, e depois com algodão umedecido em acetona para retirar o excesso de esmalte na pele. Guardar limpo como os demais utensílios.

Esse kit é básico e deve ser individual, igual a escova de dentes. Evita de você passar alguma doença e de adquirir alguma também. Essas doenças transmitidas na hora de fazermos as unhas são geralmente imperceptíveis ou só as notamos mais tarde. Algumas delas são: Hepatites B e C, Aids e diversas Micoses.

Não podemos ter certeza que a manicure ou o salão esterilizou os materiais corretamente e um kit como esse custa em torno de R$ 20,00, dependendo do material e marca escolhida, então vale a pena o investimento, muito baixo comparado ao tratamento de alguma doença adquirida.

Vale a pena ter também sua própria lixa ou usar e descartar após o uso. Se você fica com dó de jogar fora uma lixa inteira, corte pela metade e use duas vezes.

Pronto, saúde sempre em primeiro lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário