BEM VINDO AO MUNDO DE JAQUE

Oiiiii, a ideia deste espaço é divulgar meus trabalhos com artesanatos, alguns eu faço para venda e, a maioria são para a minha casa ou presentear amigos e familiares. Além de artesanato, exponho textos escritos por mim e textos que acrescentam algo de bom na minha vida e repasso a vocês. Também há lugar para fotos de pessoas, coisas e lugares que amo entre tantas outras coisas que me fazem bem e que desejo que façam bem para quem vier visitar.





O lema "FAÇA E FALE O BEM" é para ser levado ao pé da letra. Por inúmeras vezes estamos em contato com notícias e acontecimentos ruins, mesmo só praticando coisas boas. Então, porque não divulgar essas notícias, acontecimentos e atitudes positivas? Acredito sinceramente que a palavra tem poder, logo, quanto mais fazemos e falamos sobre coisas que nos fazem felizes, que transformam a vida das pessoas e ajudam o próximo, melhor o mundo ficará!





Espero que gostem e contem sempre comigo. PAZ, PAZ, PAZ!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ANITA MALFATTI


Anita Malfatti (1889-1964): sua grande contribuição artística foi apontar novos caminhos para a arte brasileira, principalmente ao uso de cores nas pinturas. Recebeu seus primeiros ensinamentos em sua terra natal, São Paulo. Em 1912 viajou para a Alemanha e desenvolveu seus conhecimentos na Academia de Belas Artes de Berlim. Em 1914 organizou sua primeira exposição em território nacional, mas foi com a exposição de 1917 que gerou murmúrios e fortes críticas em relação a sua Arte, inclusive Monteiro Lobato lhe repreendeu severamente. Toda esta repercussão desfavorável à arte de Anita gerou união entre uma parcela significativa dos artistas brasileiros e fez com que lutassem por uma arte livre de regras. As principais obras deste período foram A MULHER DE CABELOS VERDES (1915) e O HOMEM AMARELO (1915). Estes quadros surtiram tantos comentários porque na época acreditava-se que a arte deveria ser a expressão da realidade, e como aceitar uma mulher com cabelos verdes ou um homem de cor amarela? Está aí a grande novidade da Arte Moderna, dar liberdade de criação ao artista. SALVE ANITA MALFATTI.

              A MULHER DE CABELOS VERDES (1915)

O HOMEM AMARELO (1915)


TEXTINHO ESCRITO POR MIM E IMAGENS EXTRAÍDAS:
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=95&in=1
http://www.ieb.usp.br/
*FOTO: Anita Malfatti e seu Tempo. Centro Cultural Banco do Brasil (pág. 23); Rio de Janeiro, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário